quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Apostila de Português: Fundação Carlos Chagas


Tempos atrás postei uma apostila direcionada aos concurseiros que enfrentariam exames da ESAF. Agora, contemplando outra grande organizadora nacional de concursos públicos, posto uma apostila imperdível àqueles que farão provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas. Espero que lhes seja útil.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Vale a pena olhar com carinho...


Muita gente me pergunta qual é a melhor gramática para se estudar para concursos públicos. A escolha não é nada fácil haja vista a quantidade de material que temos disponível no mercado atualmente.  Todavia, a se julgar pelas bibliografias constantes dos editais país afora e, claro, pela autoridade inquestionável  do autor, a Gramática Escolar, de Evanildo Bechara é, sem dúvida alguma, uma ótima referência para quem deseja conhecer melhor a norma culta do idioma. Vale dizer que Bechara é considerado o maior gramático em atividade no Brasil e, portanto, porto seguro para qualquer assunto relativo à norma culta.


"A Gramática Escolar da Língua Portuguesa resgata o compromisso do ensino fundamental e médio com a qualidade e o aprofundamento no estudo da língua portuguesa. Esta Gramática possui, ao fim de cada capítulo, exercícios de fixação dos conceitos apresentados na parte teórica. Há um capítulo especial sobre compreensão e interpretação de textos e, ao final, um índice de assuntos para auxiliar a consulta dos leitores. Indicada a partir das últimas séries do ensino fundamental, para o ensino médio, e aos candidatos que se preparam para concursos. Um encarte, parte integrante da obra, traz a solução dos exercícios e orientações para os professores." Pequena descrição encontrada no site http://www.submarino.com.br/

Att,

BL

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ACORDO ORTOGRÁFICO

Caríssimos concurseiros, estou postando um guia a respeito do novo acordo ortográfico. O texto foi escrito por Douglas Tufano, um professor conhecido da área. Como sabemos, as normas atinentes à nova ortografia somente entrarão em vigor em 2012. Por essa razão, a maioria dos concursos aceitam as duas normas que atualmente coexistem no português. No entanto, é bom - o quanto antes - nos inteirarmos do que mudou para não sermos surpreendidos num futuro não tão longínquo.

Abraços e bons estudos.