sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Um blog de utilidade pública

A garantia de estabilidade e de diversos outros benefícios, além do incômodo índice de desemprego enfrentado pelo Brasil atualmente, fazem com que,todo ano, milhões de pessoas se candidatem aos mais diferentes tipos de concursos públicos realizados de norte a sul deste país.

O crescente número de candidatos, bem como a complexidade não menos crescente dos exames exigem dos pretendentes a um cargo público uma preparação de soldado a fim de enfrentar a bateria de provas com reais chances de obter a tão sonhada aprovação.Pensando nisso, sabendo que o Português é matéria obrigatória em praticamente todos os concursos, criamos este espaço com o intuito de discutir como ele vem sendo abordado nos mais diferentes concursos realizados no país.

Pretendemos viabilizar espaço também para que os participantes possam trocar materiais, debater questões, e, de alguma forma, se preparar melhor para as provas. Desde já estão convidados todos os que se dispuserem a discutir tais questões.

Bruno S. Lopes

Professor de Língua Portuguesa
Mestrando em Língua Portuguesa (UERJ)
Pós-graduado em Língua Portuguesa (USS)

3 comentários:

  1. Boa Noite, Bruno.

    Sou tecnica em eletronica, faço muitos concursos na minha area.Tenho muita dificuldade em portugues, e não consigo alcançar os pontos necessarios . Ja procurei fazer cursinhos preparatorios, mas não consigo acompanhar e tb comecei a fazer aula particular mas tb não deu certo...
    O que vc me sugere a fazer?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sabrina. Talvez você esteja 'atacando' os pontos errados. O português para cursos técnicos é, em geral, aquele do ensino médio. Em razão disso, é nele que você deve se concentrar. Creio que o melhor caminho é sempre se basear nas provas anteriores dos concursos que você pretende fazer. Materiais de apoio claros e objetivos também são fundamentais.

    Além disso, o foco em determinados concursos também parece ser relevante. O que vejo com frequência é as pessoas atirando para todos os lados. Fazendo concursos muito diferentes, com matérias muito distantes. Dessa maneira, fica complexa a tarefa do concursando. Em suma, tenha foco.

    Mas é bom não esquecer que os concursos de hoje são muito disputados. Para utilizar uma frase de um especialista no ramo, "concurso se faz até passar..."

    Para o português, especificamente, sugiro as apostilas específicas para o concurso que você irá fazer. Veja as disciplinas mais cobradas (morfologia, sintaxe, semântica etc) e concentre-se mais nelas. Se tem dificuldades de leitura e compreensão de textos, exercite sua interpretação, porque os concursos de hoje perderam um pouco aquele ar gramatical que se via em provas de 20 anos atrás. Hoje uma das habilidades mais cobradas, portanto, é a leitura proficiente de um texto.

    Há uma apostila de que eu particularmente gosto. É da Degrau Cultural e seu autor é o prof. Sérgio Nogueira (Língua Portuguesa: Matéria completa para concursos. Teoria e Exercícios). Ela é bem objetiva e possui exercícios variados. Pode ser de grande ajuda para você.

    O livro de Renato Aquino (Português para Concursos) também é uma boa pedida. Bem sucinto e atinge alguns pontos fundamentais da gramática.

    Para melhorar sua interpretação, sugiro um livro chamado Para Entender o Texto, de José Luis Fiorin e Francisco Savioli. Pode ser muito enriquecedor.

    Outra coisa: aprenda a estudar. Divida seu tempo e as disciplinas de maneira lógica e adequada.

    Uma sequência legal seria:

    Estudo de conteúdo
    Resolução de exercícios básicos
    Resolução de exercícios gerais de concursos
    Resolução de exercícios de provas anteriores dos concursos que pretende fazer.

    É só uma sugestão...pouco a pouco irá descobrindo sua maneira ideal de de studo.

    Espero ter ajudado,

    Abraços.

    ResponderExcluir