segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Questões de concordância e regência

Testem seus conhecimentos sobre regência e concordância. O gabarito encontra-se no fim da postagem. Havendo dúvidas ou discordâncias, postem um comentário. Bons estudos!

1) Assinale a frase em que há erro de concordância.

a) Faça o que você quer.

b) Não faça o que você não quer.

c) Não fale agora com seu amigo.

d) Fale agora com teu amigo.

2) Que frase não apresenta concordância nominal?

a) Escolheram má hora e lugar para a manifestação.

b)A criança vestia uma blusa verde-clara.

c) Estou quites com meus compromissos.

d) Seguem anexos os bilhetes aéreos.

3) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:

a) Nunca houve divergências entre mim e ti.

b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados.

c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.

d) Tinha vãs esperanças e temores.

4) Que homem você viu? Este é o homem que eu vi. 1. Este é o menino ______ eu chamei.2. Este é o menino ______ eu vim.3. Este é o menino ______ eu assisti.4. Este é o menino ______ eu me esqueci.5. Este é o menino ______ eu esqueci.

a) quem, com que, a que, de que, que

b) que, com que, que, quem de, que

c) que, com quem, a quem, de quem, que

d) que, que, a que, que, de que

5) ______ cinco anos amanhã que tu te _________- com tua família pois hoje ____ -17 de dezembro de 1999:

a) Vão fazer, desavieste, são

b) Vai fazer, desaviste, é

c) Vai fazer, desouveste, são

d) Vai fazer, desavieste ,são

6) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

a) Sou eu que primeiro saio.

b)É cinco horas da tarde.

c) Da cidade à praia é dois quilômetros.

d) Dois metros de tecido são pouco para o terno.

7) Assinale a alternativa em que o pronome relativo está empregado corretamente:

a) Aqui está o dinheiro de que te prometera.

b) Preciso de um livro, sem o cujo não poderei fazer a prova.

c) É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.

d) Voltou à terra em que nasceu.

8) Assinale a incorreta:

a) Esqueceu-me a carteira

b) Eu me esqueci da carteira

c) Eu esqueci da carteira

d) Esqueceu-se a carteira

9) Para responder às questão, considere a frase - Para cada Suzane na cadeia, há milhares de Valérios. Assinale a frase correta quanto à concordância verbal.

a) Para cada Suzane na cadeia, deve existir milhares de Valérios.

b) Para cada Suzane na cadeia, encontra-se milhares de Valérios.

c) Para cada Suzane na cadeia, devem haver milhares de Valérios.

d) Para cada Suzane na cadeia, existem milhares de Valérios.

10) Considere as orações:I. Comentou-se os ataques do PCC.II. Precisa-se de funcionários com experiência.De acordo com a norma culta:

a) somente I está correta

b) somente II está correta

c) nenhuma está correta

d) ambas estão corretas



Gabarito:
01) D
02) C
03) C
04) C
05) D
06) A
07) A
08) C
09) D
10) B

Créditos devidos a PCI Concursos: www.pciconcursos.com.br

Um comentário:

  1. A questão oito não pode ter como alternativa incorreta a letra C, pois quem esquece esquece DE algo, e a letra C é a junção da preposição de mais artigo A.

    ResponderExcluir